Hipnose pode fazer esquecer uma pessoa?

Hipnose pode fazer esquecer uma pessoa?

9 de setembro de 2019 0 Por petrusem

Muitas pessoas me procuram querendo esquecer completamente uma pessoa de suas lembranças e questionam se isso é possível com hipnose. Será?

Quando ainda estudava hipnose e fazia mais experimentos, certa vez testei em uma pessoa voluntária fazê-la esquecer alguém (mesmo imaginando que aquilo não iria funcionar). Pedi para ela me informar qual foi a primeira vez que eles se viram e fiz com que ela pensasse que nunca estivesse estado nesse lugar.

Ao acordar, a moça começou a falar que se sentia triste por alguma coisa que não sabia o que era. Sentia-se como se tivesse um vazio dentro dela por algum motivo que ela não sabia explicar.

No seu cérebro, obviamente, a informação da pessoa ainda estava lá. Mas a hipnose havia bloqueado as lembranças da pessoa por quem ela era apaixonada.

É certo que com o tempo ela lembraria, mas, por questões éticas, fiz ela lembrar-se de tudo novamente.

Mais importante que esquecer totalmente uma pessoa é mudar os sentimentos que temos pelo o que foi vivido. O problema real não são as lembranças, mas sim as emoções associadas com essa lembrança.

Um tratamento adequado envolve alteração da percepção sobre o passado e não mudar o passado (como seria no caso de apagar a existência de alguém de nossa mente).